Limpeza dos olhos dos gatos



Como qualquer outra medida higiênica, é bastante importante habituar o nosso gato desde pequeno a deixar-se tocar e limpar por nós. Desta forma, garantimos que o animal não fique nervoso quando limparmos seus olhos.

Os olhos são uma parte bastante delicada do animal, o que torna importante limpá-los com frequência para evitar a acumulação de sujidade e crostas que possam adoecer o animal. Para começar devemos pegar o gato de forma gentil, mas firme, assim evitamos que fique nervoso e escape. Se ficar muito irrequieto, coloque uma toalha à volta dele para evitar que o arranhe.

Para limpar os olhos do seu gato utilize uma gaze nova umedecida em água destilada, com um movimento suave retire as crostas e a sujidade acumulada na zona. Utilize outra gaze e repita o procedimento com o outro olho. Evite usar a mesma gaze para prevenir a transmissão de infeções

É conveniente limpar os olhos do seu gato pelo menos duas vezes por semana, mas se por algum motivo o seu animal acumular muita sujidade nesta área, será bom fazê-lo diariamente. Lembre-se que sempre que terminar de limpar o seu gato, deve dar-lhe uma recompensa pelo seu bom comportamento, assim, no futuro, irá deixá-lo limpar com maior facilidade.