Gestação canina: tudo sobre o cio e os cuidados na gravidez

A gravidez é um momento lindo e bastante delicado para qualquer espécie, e os cães não ficam de fora dessa. Durante a gestação, o cuidado com a futura mamãe pet precisa ser redobrado, pois a rotina da cadela irá mudar. É importante também se atentar a qualquer possível anormalidade e cuidar da saúde do animal.
"Mas, quais cuidados eu preciso tomar? O que fazer para que a minha cadela tenha uma boa gestação?". Calminha, nós vamos te ajudar. Entrevistamos a médica veterinária, Jéssica Pinheiro Neri, graduada na faculdade Anhembi Morumbi, sobre todas as medidas necessárias para que a mamãe tenha um período gestacional tranquilo e saudável.

O começo de tudo: o cio

Neste período, a vulva da cadela aumenta por conta do sangramento, fazendo com que ela fique mais apática ou mais agressiva. Segundo Jéssica Neri, não há tantas recomendações para o cio. "Se os donos estiverem com a intenção de que a cadela cruze, devem prestar atenção, pois, após o término do sangramento - que pode durar de 2 a 15 dias (em média 9 dias) - , a cadela começa a ovular e está pronta para se reproduzir", orienta a veterinária.

Como perceber que a cadela está grávida?

Esse é um momento delicado. Os sinais começarão com 20 dias de gestação. Os sintomas que indicam esse momento são bem específicos. "Ficam com os mamilos aumentados, pode acontecer de reduzir o apetite, aumento da barriga, cansaço, procura locais confortáveis onde possa aninhar os filhotes", comenta Jéssica.
O primeiro passo após você perceber essas mudanças é procurar o veterinário de confiança e fazer o ultrassom a partir de 25 dias de gravidez. É importante aumentar a quantidade de alimento e até trocar para uma ração específica para filhotes.

Os cuidados com a futura mamãe

A gestação dura em torno de 56 a 72 dias (média de 2 meses).
Como já falamos ali em cima, aumentar a quantidade de ração é superimportante, já que os filhotinhos estão se formando e precisam receber nutrientes suficientes, mas sem exageros! Pois o sobrepeso não é saudável para a cadela na hora do parto. Consulte o veterinário para verificar se a cachorrinha não tem deficiência de vitaminas; se tiver, é necessário suplementar.
"Nessa fase, a cadela tende a ficar mais preguiçosa, então, não há restrição de atividade física", diz Jéssica. "E é importante acompanhar as fases da gestação fazendo exames, raio-x abdominal a partir de 45 dias de gestação para tentar ver quantos filhotes tem no útero.É possível visualizar o crânio dos filhotes e mais para o final da gestação todos os ossos formados", comenta.

Está na hora do parto!

Agora é momento de preparar a casa para a chegada dos filhotes! Prepare um cantinho da casa bem confortável, quentinho e aconchegante para a cadela dar à luz - monte esse cantinho em um local que ela sempre procura e de fácil acesso. Um dos principais sinais de que o parto está próximo é a mudança da temperatura retal. Após a bolsa estourar, os bebês devem nascer dentro de 6 horas, caso contrário, pode ter algo de errado e você deve levar a cadela ao veterinário com urgência.
Quando os filhotes nascerem, certifique-se de que eles forem retirados da placenta e estão respirando; se não, você mesmo pode romper e retirar o líquido do focinho deles.
Após o parto, limpe o local e arrume-o novamente, agora ele será a casa da mamãe e seus filhotinhos. Mantenha sempre limpo, quentinho e calmo, e deixa os potes de ração e água perto para que a cadela possa se alimentar sem abandonar os cachorrinhos. Tudo deu certo! Agora é só curtir o momento fofura.

Fonte: Saúde Abril e Canal do Pet |Redação, edição e entrevista: Luisa Volpe - Agência Netshare Marketing Criativo | Consultoria: Dra. Jéssica Pinheiro Neri, médica veterinária.